quarta-feira, 6 de julho de 2011

Teste do Olhinho



O que é?
É um exame simples, rápido e indolor, que consiste na identificação de um reflexo vermelho, que aparece quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê. O fenômeno é semelhante ao observado nas fotografias. Para que este reflexo possa ser visto, é necessário que o eixo óptico esteja livre, isto é, sem nenhum obstáculo à entrada e à saída de luz pela pupila. Isso significa que a criança não tem nenhum obstáculo ao desenvolvimento da sua visão.

Por que e quando fazer?
O “Teste do Olhinho” pode detectar qualquer alteração que cause obstrução no eixo visual, como catarata, glaucoma congênito e outros problemas – cuja identificação precoce pode possibilitar o tratamento no tempo certo e o desenvolvimento normal da visão.
A recomendação é que o Teste do Olhinho seja feito pelo pediatra logo que o bebê nasce. Se isto não ocorrer, o exame deve ser feito logo na primeira consulta de acompanhamento. Depois disto, continua sendo importante, nas consultas regulares de avaliação da criança, com a periodicidade definida pelo médico. Se o pediatra encontrar algum problema, vai encaminhar a criança para avaliação do oftalmologista.

Teste do olhinho do João Miguel
Na segunda-feira, dia 4/07, o João Miguel estava com 23 dias e o levamos para fazer o teste (o pediatra pediu para levarmos antes de 1 mês de vida). Enquanto aguardávamos para entrar no consultório, a secretaria dilatou a pupila dele aplicando três vezes um colírio indolor. O teste foi realizado em 5 minutos e como o oftalmologista disse: - Dói só nos pais!
Teste: É aplicado um colírio anestésico para que seja colocado um clips para segurar o olho do bebê aberto, depois o médico ilumina cada olho para verificar se há algum obstáculo à entrada e à saída de luz pela pupila.
Graças a Deus a visão do João Miguel está perfeita e a próxima consulta será somente com 3 anos. O médico informou que podemos tirar foto dele com flash, pendurar móbile no berço e limpar os olhos somente com água filtrada.

Obrigada Senhor pela saúde do meu filho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário