sábado, 30 de abril de 2011

Você sabia?

Os cinco sentidos do seu filho

Tato
As células nervosas da pele surgem no terceiro mês de gestação. No quarto mês, o feto é capaz de processar as primeiras sensações táteis. Quando o bebê nasce, a pele está tão receptiva ao toque que o cérebro registra qualquer pressão, por mais leve que seja.

Visão
Dos cinco sentidos, é o que leva mais tempo para se desenvolver. Quando nascem, os bebês conseguem discernir vultos a cerca de 20 centímetros de distância. Levam de dois a três meses para ter noção de profundidade. A percepção total das cores surge entre o quarto e o sétimo mês de vida.

Olfato
Ainda no útero, os bebês sentem o odor do líquido amniótico. Nos primeiros dias de vida, são capazes de identificar o cheiro da mãe em meio ao de outras pessoas. O olfato está intimamente ligado às memórias e às emoções.

Paladar
As preferências são moldadas cedo. A partir da sétima semana de gestação, começam a se formar as cerca de 10 000 papilas gustativas na língua e na boca. São elas que detectam os quatro sabores: salgado, doce, amargo e azedo.

Audição
Por volta da 20ª semana de gestação, o bebê ouve sons. A partir da 28ª semana, o cérebro passa a processar essas informações, transformando-as em memória. Desde os primeiros dias de vida, a criança já identifica a voz da mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário