quinta-feira, 19 de maio de 2011

Você Sabia? Dicas sobre amamentação



O aleitamento materno oferece a alimentação mais saudável e segura para o bebê. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o bebê seja amamentado exclusivamente até o sexto mês de vida, para só então se fazer a introdução de novos alimentos, mantendo o aleitamento até os dois anos de idade.

Existem tipos diferentes de leite?
Durante o período de amamentação você pode produzir três tipos de leite.

Colostro
É o primeiro leite que o bebê mama. Chega a durar doze dias, é espesso, de cor clara ou amarelada. O colostro é importante para o recém-nascido porque contém uma grande quantidade de anticorpos que reforçam suas defesas.

Leite de transição
É a passagem entre colostro e o leite maduro. Nesta fase, a quantidade de calorias aumenta.

Leite maduro
É o leite que tem os componentes na proporção exata para o bebê e sua produção se estende até o final do período de aleitamento. Numa mamada de leite maduro, o primeiro terço constitui o assim chamado leite anterior, mais rico em água. Os dois terços restantes formam o leite posterior, mais gorduroso. Por isso, é importante que o bebê esvazie ao menos uma das mamas a cada mamada.

Benefícios para o bebê:
- Alimento mais adequado do ponto de vista nutricional;
- Fornece anticorpos;
- Fácil digestão;
- Evita contaminação;
- Diminui a possibilidade de problemas alérgicos e respiratórios;
- Menor probabilidade de diarreias;
- Papel fundamental no desenvolvimento da arcada dentária.

Benefícios para a Mãe:
- Favorece a perda de peso;
- Favorece a volta do útero ao tamanho original;
- Diminui a chance de ocorrência de câncer de mama.

Conforto na hora de amamentar, para você e para o bebê:
Escolha um local bem tranquilo, coloque uma musica relaxante e sente-se em uma poltrona com braços de apoio, bem confortável. Não se esqueça de lavar as mãos. As mamas devem ser lavadas somente no banho e é recomendável que você passe o próprio leite nos mamilos antes e depois de amamentar. 
Existem duas posições mais confortáveis para dar mamar, a tradicional e a invertida.

Tradicional
Segure o bumbum do bebê de modo que a cabeça dele fique na dobra do seu cotovelo e a barriga esteja voltada para a sua. Assim ele engolirá menos ar e mamará melhor.

Invertida
Esta posição auxilia a esvaziar a mama porque altera o ponto de atrito e deixa o bebê mais acordado. Segure a nuca do bebê com a mão, apoiando o corpo dele embaixo do seu braço. Nesta posição, a barriga do bebê fica encostada na sua costela, na diagonal.

Como saber se o bebê está mamando corretamente?
- O rosto do bebê deve estar próximo da mama e o queixo encostado nela;
- A maior parte da aréola deve estar na boca do bebê;
- Você não deve ouvir som de beijo ou estalo de língua;
- Você pode ouvir o bebê engolindo o leite;
- Você não deve sentir dor durante a mamada;
- Você vê o movimento do queixo do bebê para frente e para trás.

Como Tirar o Bebê do Peito e colocá-lo para arrotar
Ao perceber que o bebê está com uma sucção ineficiente ou que já é hora de trocar de peito, coloque a ponta do dedo mínimo no canto da boca dele para desfazer a pressão e soltar o peito sem machucar.
Depois de terminar a amamentação é recomendável fazer o bebê arrotar. Para isso, coloque-o em pé com a cabeça apoiada no colo ou no ombro por aproximadamente dez minutos. Mesmo que o bebê arrote é mais seguro deitá-lo de lado no berço.

Cuidados especiais
As fissuras e esfoliação dos mamilos geralmente são resultados de posicionamento e sucção inadequado do bebê durante a mamada, abertura insuficiente da boca do bebê, distanciamento da mama, da ponta do nariz e/ou do queixo do bebê.
Algumas dicas importantes para evitar as fissuras mamárias:
- Procure manter os mamilos aerados sempre que possível;
- Mantenha o sutiã sempre seco;
- Tente tomar sol entre 9-10h. da manhã nos mamilos por 5 minutos.
Se você perceber alguma alteração no mamilo - esbranquiçado, achatado, dor - ou dúvidas sobre a pega correta, solicite acompanhamento de seu médico ou profissional de lactação.

Para o leite não empedrar:
- Procurar facilitar o correto esvaziamento mamário: para tanto é recomendável após cada mamada, palpar as mamas e, se houver “leite de reserva”, procurar o esvaziamento criterioso, usando bomba de sucção. 
- Nos intervalos das mamadas manter as mamas elevadas, com sutiã apropriado, visando manter os ductos mamários retificados para favorecer o esvaziamento mamário.
- Procurar sempre amamentar nas duas mamas, obedecendo a norma de manter na primeira mama até o bebê recusar e passar à 2ª mama calmamente. Se o bebê recusar a 2ª mama, alternar nas mamadas sucessivas, a mama inicial.

Fonte: http://www.estriasegravidez.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário