sábado, 30 de julho de 2011

Presente da Tia Nádia


Minha querida Tia Nádia (irmã do meu pai) visitou o João Miguel e trouxe de presente esta linda toalha que ela mesma fez. Como a toalha é grande será usada quando ele estiver maiorzinho e com certeza vou contar que foi a titia Nádia quem fez. 



Obrigada Tia e volte sempre!

Teste da Orelhinha



A triagem auditiva neonatal, obrigatória por lei municipal nº 3028, é um programa de avaliação da audição em recém nascidos, indicada por instituições do mundo todo para diagnóstico precoce de perda auditiva, uma vez que sua incidência, na população geral, é de 1 a 2 por 1000 nascidos vivos.
A técnica utilizada é a de Emissões Otoacústicas Evocadas (EOAs). É um exame objetivo, indolor, de rápida execução com tempo médio de 3 a 5 minutos, feito com sono natural, com a colocação de um fone externamente na orelha do bebê. O EOA (Emissões Otoacústicas Evocadas) consiste na produção de um estímulo sonoro e na captação do seu retorno (eco), sendo registrado no computador se as partes internas da orelha (cóclea) estão funcionando, sendo então emitido um gráfico com o resultado do exame.
O exame deverá ser realizado à partir do nascimento, preferencialmente nos primeiros 3 meses de vida do bebê, para que se possa detectar perdas precoces que possam dificultar o aprendizado da linguagem.


Causas de deficiência auditiva:
- Infecções virais na gravidez, como a rubéola, perfeitamente evitáveis com orientação no pré-natal. 
- Hereditariedade, ocorrendo mais nos casamentos consangüíneos.
- Má-formação do ouvido interno, chamada displasia de Mondini.
- Prematuridade, quando o bebê nasce com peso inferior a 1,5 quilo.
- Níveis elevados de bilirrubina no nascimento, que podem levar a intoxicações e comprometer o sistema nervoso.
- Caxumba e meningite bacteriana na criança.
- Medicação com drogas que lesam o ouvido interno, em geral antibióticos prescritos para diarréia e vômito.

Teste de orelhinha do João Miguel
Realizado dia 25/07 e mais uma vez Deus nos abençoou e nada foi constatado. Amém!

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Presente da Helen e da Bárbara

A Helen e a Bárbara (minhas primas) visitam sempre o João Miguel e o presentou com esse bonito conjunto de talheres baby. Foi um presente bem legal, que ele ainda não havia ganhado e que com certeza, se ele comer igual ele mama, vai ser usado muitas vezes.



Obrigada pelo presente e pelo carinho

Segunda consulta ao pediatra

Dia 12/07 fomos, eu e minha mãe, para a segunda consulta do João Miguel ao pediatra. Chegamos preocupadas com a ictericia dele que não havia passado, pois os olhos ainda estavam amarelados. O doutor Luiz Alberto pediu exame de sangue para verificar o que estava acontecendo, mas já adiantou que não devia ser nada de grave pois o bebê estava engordando e estava tudo normal. Então tiramos nossas dúvidas, respondemos perguntas do doutor e começaram os exames de rotina como pesar, medir, ouvido, órgão genital e outros.
João Miguel está com 4kg e medindo 52 cm. Engordou 1,4kg e cresceu 7 cm desde que saiu da maternidade (isto no dia da consulta, hj já deve ta maior e mais pesado). Esses números quer dizer que ele está desenvolvendo super bem, sem nenhum tipo de complemento, somente mamando em mim.
No mesmo dia colhemos o sangue para o exame (como dói na gente tirar sangue de bebê) e no outro dia levamos o resultado para o doutor. Graças a Deus ele não tem nada.
Fui orientada a dar banho de sol exposto nos horários antes das 10 e após as 16 horas, comprar vitamina para ele tomar até 1 ano de idade, controlar as mamadas de 3 em 3 horas e fazer o desmame a noite. Tenho feito tudo isso acima menos o desmame pois ele acorda apenas uma vez na madrugada e eu ainda o acho muito novinho. 
Bom nada melhor que mostrar foto do meu pequeno para vocês verem como ele está lindo, fofinho e sapeca.



Até a próxima consulta!

Presente da Nayara

A Nayara (minha amiga de faculdade) veio visitar o JM e presentou com conjunto de camiseta cavada e shortinho. Nay o João Miguel pediu pra te dizer que tá mamando muito e logo logo seu presentinho vai ser usado.


Amamos o presente e assim que eu vestir nele tiro fotos pra você.

Ele ama banho no balde


Ele pula, joga água pra cima, tenta ficar em pé e fica com essa carinha mais lerda...


Banhar o bebê dentro de um balde já está virando mania entre as mamães. Pode até parecer moda, mas especialistas garantem que a criança se sente mais confortável e segura no balde devido ao formato semelhante ao útero materno. Parece um banho de ofurô bem confortável, mas vantagens não param por aí. O banho no balde ajuda o bebê a relaxar, reduz as cólicas nos recém-nascidos e ainda deixa as noites de sono mais tranquilas.
Os médicos afirmam que é possível dar banho a partir dos primeiros dias de vida até os seis meses de idade, sempre na presença de um adulto. A aguá deve ser aquecida a uma temperatura agradável para a pele do bebê, por volta dos 36°C. A quantidade de água varia conforme o tamanho do bebê, mas deve se limitar à altura dos ombros da criança.


...depois pega no sono antes mesmo de sair do balde.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Amor de vó, amor em dobro


Amor de vó. 
Tão puro, tão próprio. 
Amor de vó não é amor de mãe, nem de tia, nem de vizinha, nem de babá. 
Amor de vó é amor sorridente, com rugas num rosto doce de admiração, amor de vó é amor saboroso, com bolos quentinhos e café feito na hora. Amor de vó é o silêncio da sabedoria, as palavras sempre leves, sempre calmas, palavras de quem sabe o que diz. 
Amor de neto é eterno, amor de neto é grato, amor de neto é feito amor de vó, puro, cristalino, cúmplice, porto-seguro. 
Amor puro de puro amor.

Vovó materna Tânia


Vovó paterna Sueli


Parabéns pelo dia da avó
26/07/2011

Presente do William e Miriam

William (amigo do Luiz) e a Miriam vieram visitar o João Miguel e presentearam com esse fofo e quentinho conjunto. 


Obrigada e voltem sempre!

Presente da Kelly, Stefany e Yara

João Miguel recebeu visita da Kelly, Stefany e Iara (família da titia Lorane). Elas trouxeram de presente este lindo sapatinho de lã.


Obrigada meninas!

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Você Sabia? Massagem Shantala

A Shantala é uma massagem milenar indiana, sem registro de quando surgiu exatamente em Kerala no Sul da Índia. Foi descoberta quando o médico francês Frédérick Leboyer, de passagem pela Índia, se deparou com a cena de uma mulher num calçada pública massageando seu bebê. Seu nome era Shantala e ela era paraplégica.
A massagem é um momento diário de afeto entre mãe e bebê...

Preparativos:
Para a massagem você vai precisar de:
- um produto emoliente (como óleo), de uso exclusivo infantil e dermatologicamente testado – pode ser óleo de amêndoas doces;
- uma toalha ou fralda por cima de um protetor para apoiar o bebê – é normal que o bebê possa urinar durante a massagem;
- uma fralda de pano seca para remover o excesso de produto, se necessário.

• O uso de um produto emoliente é importante para facilitar o deslizamento e não deve ser usado no rosto e nas mãos. 
• O bebê deve estar totalmente despido e o quarto, aquecido, para que ele não sinta frio em nenhum momento. 
• Procure uma posição confortável para você e para o bebê: fique em pé e massageie o bebê sobre o trocador ou, se preferir, sente-se na cama ou no chão, e coloque o bebê sobre suas pernas ou à sua frente. 
• Antes de iniciar a massagem, aqueça suas mãos, friccionando uma na outra.

1º Passo - Tocar o rosto (sem óleo)
A - Com os polegares no centro da testa, afaste-os, seguindo para o lado acompanhando a linha das sobrancelhas. Retorne ao ponto inicial e reinicie o movimento, avançando sempre mais, até contornar os olhos.
B - A partir do centro da testa, deslize os polegares suavemente, passando pelas laterais do nariz em direção às bochechas, fazendo um pouco mais de pressão nesta região.
C - Deslize os polegares partindo das sobrancelhas, passando pelos olhos (fechados), pelas bochechas, até aos maxilares. Continue o movimento, acompanhando do maxilar inferior até às orelhas.


2º Passo – Relaxar o peito (com óleo)
Os movimentos no peito ajudam a eliminar a tensão da caixa torácica e a ampliar a respiração.
D – Coloque as mãos lado a lado no centro do peito do bebé. Deslize as mãos para os lados passando pelos ombros, braços e mãos.
E – Apoie as mãos na parte inferior da barriga do bebé, afastadas e próximas à lateral do tronco. Com uma das mãos, cruze o tronco do bebê de baixo para cima na diagonal, até passar a borda externa da mão na lateral do pescoço. Nesse momento, inicie o movimento com a outra mão na direção oposta. Alterne sucessivamente as mãos.


3º Passo - Trabalhar os braços e mãos (com óleo)
A massagem nos braços e nas mãos, assim como nas pernas e pés, fortalece os músculos e as articulações, ativa a circulação e o sistema nervoso central, preparando o bebê para gatinhar e andar.
F – Com uma das mãos segure o braço do bebê na altura do ombro e deslize a outra em direção ao pulso. Recomece o movimento sempre alternando a ordem das mãos.
G – Envolva com as duas mãos o braço do bebê na altura dos ombros. As mãos partem juntas em direção ao punho, em movimentos opostos de vai-vem, torneando suavemente o braço. Chegando ao pulso, recomece pelo ombro. Use mais óleo para facilitar este movimento.
H – Para este movimento, não reaplique óleo. Com os polegares segure a mão do bebê massajando do centro em direção aos dedos, deslize a palma da sua mão pela palma da mão do bebê.


4º Passo - Ativando a barriga (com uso de óleo)
Os movimentos nesta região facilitam o funcionamento dos intestinos e a eliminação dos gazes trazendo alívio para as cólicas. A direção da massagem é sempre do peito para baixo e nos movimentos circulares o sentido é horário, acompanhando o caminho dos gazes e fezes no intestino.
I – Coloque uma das mãos na base do peito e deslize até à parte inferior da barriga. Quando uma mão termina, a outra recomeça, num movimento de ondas.
J – Segure os tornozelos do bebê e com as pernas elevadas, repita os movimentos anteriores com o antebraço.
K – Faça movimentos circulares com as mãos ao redor da barriga no sentido horário.


5º Passo - Trabalhando pés e pernas (com uso de óleo)
Repita os mesmos movimentos feitos com os braços e as mãos nas pernas e pés.
L – Com uma das mãos, segure a coxa do bebê e deslize a outra mão em direção ao tornozelo. Recomece o movimento sempre alternando a ordem das mãos.
M – Envolva com as duas mãos a perna do bebê na altura da coxa. As mãos partem juntas em direção ao pé em movimentos opostos de vai-vem torneando suavemente a perna. Chegando ao pé, recomece pela coxa novamente. Use mais óleo para facilitar este movimento.
N – Comece massageando a planta do pé. Primeiro o seu polegar parte do calcanhar em direção a cada dedo. Faça uma leve pressão em cada dedinho do pé. Termine passando a palma da sua mão na planta do pé.


6º Passo – Tocando as costas (com uso de óleo)
A massagem nas costas e coluna traz equilíbrio, eixo e sentido de harmonia ao bebê. Para massagear esta região vire o bebê de costas, sobre as suas pernas ou colchão à sua frente, posicionando o seu corpinho perpendicularmente ao seu tronco e com a cabeça voltada para o seu lado esquerdo.
O – Coloque as mãos na nuca e vá descendo até às nádegas massageando as costas num movimento de vai-vem com as mãos. Volte para a nuca com os mesmos movimentos.
P – Coloque a mão direita sobre as nádegas do bebê, onde deve permanecer para oferecer sustentação. Deslize a mão esquerda a partir da nuca sobre a coluna em direção às nádegas, até as mãos se encontrarem.
Q – Segure com a mão direita os pezinhos do bebê. Deslize a mão esquerda da nuca até aos calcanhares.


Exercícios Finais
Estes exercícios completam o relaxamento e podem ser realizados no final, antes ou independente da massagem. São importantes para aliviar a tensão nas articulações. Especiais para iniciar a massagem com bebês mais ativos.
R – Segure as mãozinhas do bebê e cruze os braços sobre o peito. Alongue-os delicadamente e cruze novamente.
S – Segure o braço e perna opostos e cruze-os sobre o tronco do bebê. Alongue-os delicadamente e repita com o outro braço e perna.
T – Segure as pernas pelos tornozelos e cruze-as sobre a barriga. Alongue-as e cruze novamente.


Banho
Termine a massagem com um banho, se for possível. O contato da água morna com a pele do bebê é muito prazeiroso e relaxante pois permite reviver as sensações da vida intra-uterina. A banheira deve estar bem cheia para que o bebê fique imerso na água e possa aproveitar o relaxamento.

Fonte:

domingo, 17 de julho de 2011

1 mês de João Miguel

Dia 11 de julho o João Miguel completou 1 mês de vida. E eu, como mãe, tive um mês de muitos sentimentos. Me senti insegura, paciente, protetora, alegre, cansada, emocionada, melancólica e principalmente me senti mãe.
Mãe de um menino incrível, bonzinho, sorridente, dorminhoco e que está cada dia mais lindo e saudável...









quarta-feira, 6 de julho de 2011

Você Sabia? Moleiras

As moleiras do bebê são uma das preocupações dos pais logo quando o bebê nasce. As fontanelas, nome oficial das "moleiras", são aberturas no osso do crânio do bebê separadas por linhas também abertas, chamadas suturas. As funções das fontanelas que se encontram no alto da cabeça dos bebês e das suturas são promover o momento do parto, facilitando assim a passagem do bebê pelo canal vaginal e permitir o crescimento adequado do cérebro.
Logo após o parto, a cabeça do bebê pode apresentar pequenas deformidades devido às alterações ocorridas durante o parto. Geralmente, essas imperfeições são corrigidas logo nos dez primeiros dias de vida.
No primeiro ano de vida, o cérebro cresce metade do seu tamanho que terá quando adulto, alcançando quase seu crescimento total ao fim do segundo ano de vida.
As aberturas do crânio (fontanelas ou moleiras) fecham-se nesse intervalo. A fontanela maior fecha-se entre o nono e o quinto mês de vida do bebê. Já a menor abertura do crânio, fecha-se até o segundo mês.

Presente da Racquel

Racquel, minha amiga/manicure, veio visitar o João Miguel e trouxe um presente que ele ainda não havia ganhado e estava "precisando" muito. Eu fiquei tão empolgada que no mesmo dia revelei uma foto dele e coloquei no porta-retrato.


Obrigada Racquel

Presente da Doca e da Rosana

Doca, irmã da bisa Adelina, e sua filha Rosana nos visitaram no hospital e levaram um presente muito fofo.



Obrigada Doca e Rosana

Teste do Olhinho



O que é?
É um exame simples, rápido e indolor, que consiste na identificação de um reflexo vermelho, que aparece quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê. O fenômeno é semelhante ao observado nas fotografias. Para que este reflexo possa ser visto, é necessário que o eixo óptico esteja livre, isto é, sem nenhum obstáculo à entrada e à saída de luz pela pupila. Isso significa que a criança não tem nenhum obstáculo ao desenvolvimento da sua visão.

Por que e quando fazer?
O “Teste do Olhinho” pode detectar qualquer alteração que cause obstrução no eixo visual, como catarata, glaucoma congênito e outros problemas – cuja identificação precoce pode possibilitar o tratamento no tempo certo e o desenvolvimento normal da visão.
A recomendação é que o Teste do Olhinho seja feito pelo pediatra logo que o bebê nasce. Se isto não ocorrer, o exame deve ser feito logo na primeira consulta de acompanhamento. Depois disto, continua sendo importante, nas consultas regulares de avaliação da criança, com a periodicidade definida pelo médico. Se o pediatra encontrar algum problema, vai encaminhar a criança para avaliação do oftalmologista.

Teste do olhinho do João Miguel
Na segunda-feira, dia 4/07, o João Miguel estava com 23 dias e o levamos para fazer o teste (o pediatra pediu para levarmos antes de 1 mês de vida). Enquanto aguardávamos para entrar no consultório, a secretaria dilatou a pupila dele aplicando três vezes um colírio indolor. O teste foi realizado em 5 minutos e como o oftalmologista disse: - Dói só nos pais!
Teste: É aplicado um colírio anestésico para que seja colocado um clips para segurar o olho do bebê aberto, depois o médico ilumina cada olho para verificar se há algum obstáculo à entrada e à saída de luz pela pupila.
Graças a Deus a visão do João Miguel está perfeita e a próxima consulta será somente com 3 anos. O médico informou que podemos tirar foto dele com flash, pendurar móbile no berço e limpar os olhos somente com água filtrada.

Obrigada Senhor pela saúde do meu filho!

Presente da Terezinha

Terezinha, amiga do Luiz, presenteou com este esterilizador que será muito útil. Veja as funções:

- Elimina a velha pratica de ferver mamadeiras com perigo de danificá-las;
- O aparelho tem capacidade para 4 mamadeiras grandes, bicos e chupetas;
- O sistema de esterilização a vapor mata todas as bactérias geralmente encontradas dentro de casa, e o aparelho vem com uma pinça para auxiliar no processo;
- O esterilizador pode ser lavado na maquina de lavar louça;
- Limpa e desinfeta mamadeiras e acessórios com grande eficácia em 6 minutos.

Esterilizador de Mamadeiras com Pinça Dr. Brown´s




Obrigada Terezinha